Revista InconΦidentia: Volume 8, número 16, janeiro a junho de 2024

Neste ano de 2024, a Faculdade Dom Luciano, instituição pertencente à Fundação Marianense de Educação, deu início às comemorações dos 280 anos de criação da Diocese de Mariana: a primaz de Minas. A Faculdade é filha desta instituição quase tricentenária. As iniciativas foram implementadas com a realização da VII Semana Dom Luciano que abordou a temática sobre a história da Arquidiocese de Mariana ao longo dos seus 280 anos, que inclui desde a sua criação, destacando os papéis dos bispos, arcebispos, cúria, cabido, seminários, instituições de educação, processos de beatificação arquivos e museus. Além disso, a VII Semana Acadêmica Dom Luciano promoveu um resgate histórico-cultural do estado de Minas Gerais, propiciando o conhecimento acadêmico-científico e a prática de pesquisas relacionadas à arte sacra, em suas distintas expressões – arquitetura, música, iconografia, imaginária, retórica, cultura material e intangível.

Com alegria, a Faculdade Dom Luciano Mendes apresenta o novo número da Revista de Filosofia Inconfidentia (v.8, n.16). Os artigos do presente volume abrangem diversas áreas da filosofia, a saber, antropologia, moral, política e decolonialidade. Os textos são oriundos dos vários períodos da História da Filosofia e apresentam questões pertinentes para os nossos dias.

 


Artigos

Apresentação

Antropologia fundamento da ética ciceroniana, por Edmar José da Silva e Uéverson Cirqueira dos Santos

Sobre la persona humana: algunas problemáticas actuales, por Jaime Juárez Flores e José Manuel Luna Conde

Reflexão sobre a noção do “eu”: contribuições a partir de Emanuel Lévinas, por Carlos Rafael Pinto

Religião como política: uma constatação a partir do ateísmo antropológico de Feuerbach, por João Paulo Rodrigues Pereira

Argumento da moralidade a favor do teísmo em C.S. Lewis, por José Alex Maia Machado

Giorgio Agamben e o Estado de Exceção, por Romildo Gomes Pinheiro

O racismo como tema filosófico, por Pamela Cristina de Gois

Número completo