INCONΦIDENTIA: Revista Eletrônica de Filosofia
Mariana-MG, Volume 2, Número 4, julho-dezembro de 2018.

Faculdade Dom Luciano Mendes – Curso de Filosofia

 

EDITORIAL

 

Depois de uma longa pausa temporal, apresentamos com novo respiro o IV número da Revista Inconfidentia, contendo textos com temas variados e particularmente interessantes da História da Filosofia.

O primeiro deles intitulado Noções de antropologia e cosmologia entre os fisiólogos e os pitagóricos na Grécia Antiga, de autoria de João Batista Freire, retoma a discussão que vai dos Pitagóricos a Aristóteles. Seu estudo se detém na análise do significado da noção de kósmos na sua relação com o homem no pensamento grego.

O segundo artigo intitulado Dos percursos da dialética à sua nova perspectiva pela microfísica, de autoria deJonivan Martins de Sá, revisita brevemente os autores como Heráclito, Aristóteles e Hegel vistos como mentores de importantes perspectivas que marcaram historicamente o conceito de dialética. O autor faz uma análise da pertinência da dialética na filosofia contemporânea que advém dos resultados da microfísica, conforme se pode constatar na sistematização feita por Gaston Bachelard, com sua ruptura epistemológica ou complementação de conhecimentos antigos.

O terceiro artigo intitulado Maquiavel e a guerra do estado: o monopólio público da atividade militar e o exemplo romano, de autoria deDouglas Antônio Fedel Zorzo, aborda de modo criativo a questão da guerra no pensamento político de Nicolau Maquiavel. Trata-se de uma análise acerca de um problema nevrálgico que diz respeito às questões governamentais. O autor apresenta dois elementos centrais na teoria política-militar maquiaveliana: os motivos pelos quais a guerra e a organização militar devem ser um assunto do Estado, e a corrupção e a ruína do governo republicano a partir das reflexões oriundas da República de Roma, a saber, o nascimento do Império, e a morte da República como exemplo da necessidade de o Estado controlar absolutamente suas tropas.

O quarto artigo intituladoNietzsche e o debate acerca da ética perfeccionista, de autoria de Rivaldo Mangueira Maciel Júnior, analisa a presunção de uma ética perfeccionista presente no pensamento do jovem Nietzsche, a partir de sua terceira Consideração Extemporânea intitulada Schopenhauer como educador. O autor apresenta o contexto em que surge esse debate, personificado principalmente através das análises dos filósofos John Rawls e Stanley Cavell. O artigo procura reconstruir o debate entre tais autores, na tentativa de investigar se de fato há ou não em Nietzsche elementos de uma ética perfeccionista.

O quinto artigo intitulado El mundo del dasein: ¿una metafísica irreal?, de autoria de José Manuel Luna Conde, investiga a questão da possibilidade ou não de uma metafísica irreal em Heidegger a partir do mundo do Dasein na sua relação com os entes intramundanos, conforme as análises da obra Ser e Tempo.

O sexto artigo intitulado A relação entre náusea e arte na obra ‘a náusea’ de Jean-Paul Sartre, de autoria deVinicius Xavier Hoste, tem como propósito analisar a relação entre a Náusea e a arte a partir do romance A Náusea de Jean-Paul Sartre. Para tal exame, o autor recorre às descrições feitas pelo personagem principal da obra, Antoine Roquentin, a fim de caracterizar o fenômeno chamado Náusea.

Enfim, este IV volume tem a grata alegria de contar com uma recensão da obraA glória do ateísmo Lúcio Álvaro Marques feita por Luis Martínez Andrade.

Desejamos a todos uma boa leitura!

Edvaldo Antonio de Melo

Maurício de Assis Reis

Editores da Revista InconΦidentia

 

Editorial

 

ARTIGOS

 

Noções de antropologia e cosmologia entre os fisiólogos e os pitagóricos na Grécia Antiga
João Batista Freire

Dos percursos da dialética à sua nova perspectiva pela microfísica
Jonivan Martins de Sá

Maquiavel e a guerra do estado: o monopólio público da atividade militar e o exemplo romano
Douglas Antônio Fedel Zorzo

Nietzsche e o debate acerca da ética perfeccionista
Rivaldo Mangueira Maciel Júnior

El mundo del dasein: ¿una metafísica irreal?
José Manuel Luna Conde

A relação entre náusea e arte na obra “A náusea” de Jean-Paul Sartre
Vinícius Xavier Hoste

RESENHA
“A glória do ateísmo”, de Lúcio Álvaro Marques
Luiz Martinez Andrade

 

Edição 4 completa