A Inconfidentia

A Revista InconΦidentia surgiu como veículo de divulgação e incentivo à pesquisa da Faculdade  “Dom Luciano Mendes – DLM”. O nome recebido está relacionado ao fato da instituição se situar na região dos inconfidentes – Ouro Preto e Mariana, principalmente. Ela possui caráter filosófico e terá periodicidade de seis meses. O objetivo é tanto divulgar as pesquisas docentes realizadas no sítio da instituição como dialogar com articulistas provenientes de outras instituições de ensino superior da área, sejam nacionais ou estrangeiras.

A Revista InconΦidentia obteve Qualis B5 conforme avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para o quadriênio 2013-2016.

EDVALDO ANTONIO DE MELO é presbítero da Arquidiocese de Mariana, doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (PUG), com pesquisa na área da ética. Mestre em História da Filosofia pela mesma Universidade, tendo realizado pesquisa relacionada à ética e à linguagem em Emmanuel Lévinas. Especialista em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Formado pelo Seminário de Mariana, tendo seu bacharelado em Teologia sido realizado no Centro de Estudos Superior de Juiz de Fora (CESJF). Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). É membro do grupo de pesquisa Fenomenologia e genealogia do corpo, da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, de Belo Horizonte e também membro do CEBEL: Centro Brasileiro de Estudos Levinasianos. Atualmente é diretor acadêmico, coordenador do curso de filosofia e professor da Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM), de Mariana-MG, atuando em diversas áreas, como Linguagem, Ética, Metafísica, Fenomenologia e Iniciação à vida acadêmica.

MAURÍCIO REIS é doutorando em Filosofia Contemporânea pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Estética e Filosofia da Arte pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), especialista em Filosofia também pela UFOP e bacharel em Filosofia pela Faculdade Arquidiocesana de Mariana, atual Faculdade Dom Luciano Mendes; sua pesquisa refere-se às relações entre experiência , linguagem e história e seu estatuto na concepção da unidade da obra de Theodor W. Adorno. Atualmente, é Professor Assistente II pela Faculdade Dom Luciano Mendes, atuando no curso de Filosofia; Professor Nível I, Grau A, pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), atuando junto ao Departamento de Ciências Humanas da unidade de Barbacena e nos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais; e Professor pela Univiçosa, atuando nas áreas de filosofia e ciências sociais no curso de Direito e na área de bioética nos cursos de Fisioterapia e Odontologia. É autor de “Adorno: estudos sobre experiência e pensamento” e organizador de “Entre o ser e o não-ser”; membro permanente do Grupo de Trabalho (GT) de Teoria Crítica da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF).

CRISTIANE PIETERZACK é religiosa da Congregação Apostole della Sacra Famiglia (ASF), doutora em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. É Perita em Magistério Eclesial e Normativa Canônica pelo Studium de Roma (2015). É Mestra em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2013) com especialização em Filosofia Prática. É Mestra em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (2009), com ênfase em fenomenologia e hermenêutica. Graduada em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005). É membro da Società Filosofica Italiana. Integra o grupo de pesquisa Fenomenologia e genealogia do corpo, da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, de Belo Horizonte. Tem experiência de docência universitária e de práxis filosófica. Desenvolve pesquisas nas áreas de fenomenologia e ética com ênfase nos temas da mediação, filosofia do cuidado e ciência da família pela DOMUS ASF.