Revista InconΦidentia: Volume 8, número 15, janeiro a junho de 2024
A revista de Filosofia Inconfidentia se alegra pelas notas que o Curso Bacharelado em Filosofia e a Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM) obtiveram nas últimas avaliações promovidas pelo Ministério da Educação (MEC). Com a avaliação nota 04 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE/2021), o Curso de Filosofia obteve seu reconhecimento automático, de acordo com a portaria seres MEC nº 151, de 21 de junho de 2023 p. 39, portaria publicada no Diário Oficial da União, de 23/06/2023. E de modo mais recente, de 23 a 25 de novembro de 2023, a FDLM recebeu a comissão de avaliadores do MEC para a visita virtual in loco de recredenciamento da instituição. Tivemos também a grata notícia de obter, no indicador de 1 a 5, a nota de excelência 4. A Faculdade teve excelente avaliação no seu corpo docente, CPA, projetos, pesquisa, responsabilidade social, dentre outros. Agradecemos toda a comunidade acadêmica, professores, alunos e funcionários pelo bom desempenho nas atividades e pelo amor ao saber!
Após o resultado destas avaliações, com satisfação, a Faculdade Dom Luciano Mendes apresenta o novo número da Revista de Filosofia Inconfidentia (v.8, n.15). Os artigos do presente volume perpassam temas diversos, desde Aristóteles, passando por questões ligadas à filosofia moderna e contemporânea, bem como à releitura da metafísica contemporânea. Além dos artigos, o presente volume conta com duas traduções de temas clássicos – Pitágoras e Santo Agostinho.
Artigos
La propuesta aristotélica de la percepción como la therapeía ante el sentimentalismo, por José Manuel Luna Conde
Diagnóstico do niilismo e crítica da modernidade em Nietzsche, por Harley Juliano Mantovani
A Madeleine e o despertar proustiano: a saudade em “No caminho de Swann”, por Sophia Senra
Os dualismo de Descartes e Leibniz revistos em metafísica contemporânea, por Sâmara Araújo Costa
Traduções
A fundamentação religiosa da ética e da moral pitagórica, por Hobart Huson, tradução de Gustavo Altmüller
Superbis resistis nas Confissões de Agostinho, por Joseph M. Pucci, tradução de João Victor de Souza Silva e Rafaela Cordeiro Santos