Número 6 – Dossiê Temático Memória e Testemunho

A Revista de Filosofia Inconfidentia, da Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM) de Mariana, tem a alegria de publicar o Dossiê “Memória e testemunho”. A maioria dos textos são originários das conferências e comunicações dos participantes no Simpósio Acadêmico Filosófico-Teológico realizado pela FDLM em parceria com o Instituto Teológico São José (ITSJ) da Arquidiocese de Mariana-MG no período de 04 a 06 de fevereiro de 2019, com a temática: História da Igreja Particular de Mariana: Memória e Testemunho. A ideia, ou melhor, a esperança que motivou a realização do Simpósio e que – acreditamos nós – motiva todo testemunho, é a mesma de Paul Ricoeur: “Espero estar na verdade”.

O tema proposto para o Simpósio Acadêmico – a História da Igreja Particular de Mariana: memória e testemunho –, de certa forma, continuou as reflexões do mesmo evento realizado no ano de 2016. Naquela ocasião, desejamos, inspirados pela celebração dos 270 anos da Diocese de Mariana, valorizar um pouco mais o conhecimento sobre a nossa própria História. Sempre com a consciência que a História da Igreja é, antes de tudo, a história de uma comunidade de Fé. É o itinerário, no tempo e no espaço, daqueles e daquelas que foram discípulos de Jesus e missionários da mensagem de seu Reino. E mais, o relato histórico nunca é uma abordagem apenas teórica e abstrata, pelo contrário, procura interpretar fatos, pessoas e culturas concretos em circunstâncias específicas.

Deste modo, podemos afirmar com o autor do prefácio do Livro comemorativo da Igreja de Mariana na comemoração do seu centenário como Arquidiocese:  “Mais rico que as lavras de ouro que aflorou abundante em nossos rincões, exala de nossos púlpitos barrocos um aroma adocicado de fé que não esconde das ruas o semear da cristandade por estas terras mineiras… (Celso Cota Neto)”. Criada em 6 de dezembro de 1745, através da Bula Papal “Candor Lucis Aeternae” do Papa Bento XIV, a diocese de Mariana, depois de 161 anos, foi elevada à categoria de Arquidiocese juntamente com o bispado de Belém do Pará, pelo documento pontifício “Sempiternam Humani Generis, do Papa Pio X, em primeiro de maio de 1906.

Quando foi criada, a Diocese de Mariana era constituída por quarenta paróquias e abrangia todo o território de Minas Gerais, vinte e três destas paróquias pertencem ainda à Arquidiocese. Por isto, a primeira conferência abordará o tema: a presença da Igreja em Minas Gerais: um olhar retrospectivo. É nesta história que se situa a Faculdade Dom Luciano Mendes de Almeida.

O simpósio teve como objetivo motivar-nos a todos para a pesquisa e aprofundamento da nossa riqueza. O objetivo é tomar consciência do precioso legado de fé, história e arte a nós confiado e a certeza de que precisamos melhor conservá-lo, possibilitando às futuras gerações reconhecer, nos feitos do passado, as maravilhas operadas por Deus na vida de seu povo.

Capa – Sumário – Editorial

Breve história da Arquidiocese de Mariana, por Dom Geraldo Lyrio Rocha

Educação, religião e escravatura: apontamentos sobre a posição antiescravista de Dom Viçoso, por João Paulo Rodrigues Pereira

Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida: memória, testemunho e reproposta da caridade como centro da vida cristã, por Darci Fernandes Leão