Na apresentação deste volume da nossa Revista de Filosofia Inconfidentia, a Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM) tem a alegria de fazer memória de quatro personalidades do mundo acadêmico: o filósofo ouro-pretano Henrique Cláudio de Lima Vaz pelos 100 anos de seu nascimento; o grande pedagogo e educador brasileiro, Paulo Freire, que também completaria 100 anos no dia 21 de setembro de 2021; e, recentemente, o Brasil teve a perda dos filósofos Roberto Romano, vítima da Covid-19, e José Arthur Giannotti. Junto com Lima Vaz, Paulo Freire, Roberto Romano e Giannotti, dentre tantos outros, mantemos o sonho da liberdade, a alegria da esperança e a força da luta que jamais cala em nós. As vozes deles continuam ecoando em nós a favor da ética e da democracia. A filosofia continua sua estrada vinculada ao mundo da vida. E a tarefa do filósofo continua intrinsecamente ligada à responsabilidade social. Fazer memória destes personagens implica ter presente um de seus maiores ensinamentos que passa pelo serviço à cultura e à sociedade. Como dizia o profeta Daniel (12,3): “Os que ensinam a muitos a justiça, hão de ser como as estrelas, por toda a eternidade”.

Neste sentido, no auge de um tempo tão difícil como o que vivemos, somos interpelados a pensar, a buscar alternativas novas e concretas para o homem de hoje. Esta e outras são interpelações que nos fazem redescobrir os clássicos, reler as raízes de nossa civilização ocidental para entender as questões hodiernas. Os artigos que segue nos ajudam a encontrar pistas para fazer esta releitura atenta e ao mesmo tempo deixarmo-nos provocar pelas interpelações deste hoje da história que nos desestabiliza, tirando-nos da condição de meros espectadores.

Com alegria, apresentamos aos leitores da Revista Inconfidentia os textos do presente número. São textos nos quais os autores nos trazem reflexões que perpassam as várias fases da história da Filosofia, culminando nas análises fenomenológicas e também políticas da atualidade, sobretudo neste contexto da pandemia. Aproveitamos para agradecer imensamente aos autores por compartilharem conosco suas pesquisas neste contexto difícil no qual a humanidade encontra-se ameaçada pela nova pandemia da COVID-19. 

Com a riqueza de temas e de diversidade cultural dos autores que nos enviaram seus textos, não nos resta que desejar a todos uma profícua leitura e ao mesmo tempo augurar que a Revista de filosofia Inconfidentia continue sendo um espaço de discussão para além dos próprios limites.

Boa leitura do número 10 da Revista de filosofia Inconfidentia!

Os Organizadores deste volume!

Cristiane Pieterzack

Edvaldo Antonio de Melo

Mauricio de Assis Reis


Sumário

Editorial

A necessidade da privação na Física de Aristóteles, por Patrícia Mara Rodrigues Silva

O pensamento ético-cristão e as transformações políticas no mundo ocidental, por José Anchieta Arrais de Carvalho

O Brasil no verbo – um olhar sobre a tristeza nos Sermões de Vieira, por Wallace Faustino da Rocha Rodrigues

O triunfo barroco: música e colonialidade na Villa Rica, por Raquel Wachtler Pandolpho

O conceito de intencionalidade em Husserl, por Euder Daniane Canuto Monteiro

A técnica como metafísica moderna: um estudo desde Heidegger, por Dilson Brito da Rocha

A relação entre studium e punctum na fotografia a partir do ensaio A câmara clara, de Roland Barthes: apontamentos, por Iracy Ferreira dos Santos Júnior

Entre secularismo e o fundamentalismo: qual mundo queremos?, por Walace Alexsander A. Cruz

Democracia e participação: panorama teórico e o caso dos conselhos de participação, por Maurício de Assis Reis e Pedro Henrique Bento Soares

Covid 19, vacunas y aborto. Um enfoque ético, por José Manuel Luna Conde

Edição completa