Número 8: Dossiê Temático “A voz do silêncio: a escuta da realidade”

Com grande satisfação e alegria apresentamos ao público o número 08 da Revista de Filosofia Inconfidentia, com o dossiê “A voz do silêncio: a escuta da realidade”. Trata-se de uma coletânea de textos que tem origem no Simpósio filosófico-teológico realizado pela Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM) em parceria com o Instituto Teológico São José (ITSJ), da Arquidiocese de Mariana, no período de 04 a 07 de fevereiro de 2020. 

Neste contexto difícil da história da humanidade, marcado pela pandemia do Coronavirus-COVID-19, a voz do silêncio tem-se revelado como uma realidade que grita em nossos corpos. Dedicamos este número de nossa revista aos médicos, enfermeiros e agentes de saúde que tem dado voz a este grito em meio ao silêncio ou mesmo em meio à indiferença de tantos em nossa sociedade. Dedicamos este número também ao silêncio dos mortos e às dores de seus familiares que nem se quer puderam dar um sepultamento digno aos seus parentes. Queremos escutar atentamente a voz que ainda ressoa na escritura de corpos vivos e que faz a diferença do pensar e do agir no “por vir” da história – vozes “pro-feticas”! Neste sentido, valemo-nos aqui das palavras que se encontram no folder do evento:

Procurando o silêncio encontramos a figura de Pedro. Quo vadis? Encontramos Pedro adormentado, em estado de “Paz inquieta”. Coisas iminentes estão por acontecer com o Mestre e com ele mesmo. Não tem mais tempo. É chegada a Hora… Mesmo aparentemente “dormindo”, Pedro está em estado de vigilância. Uma realidade fala e grita a sua volta. Quando amanhece o dia e o galo canta, a consciência pesa. Afinal, o que Pedro realmente escutou naquela hora? Flash da história da salvação!? O que escutamos, vemos e decidimos hoje?

O dossiê “A voz do silêncio” contém textos apresentados no referido evento na modalidade de conferência, comunicações e painéis, e em seguida disponibilizados pelos seus respectivos autores para serem publicados em nossa revista. Agradecemos, portanto, aos autores pela sua generosidade e disponibilizamos os seus artigos na seguinte ordem:


Apresentação do dossiê A voz do silêncio: a escuta da realidade

Apresentação do evento: o silêncio também revela Deus, por Luiz Antônio Reis Costa

Os sentidos do Eclipse da razão. A opção de Dom Luciano pelo tato, por Ibraim Vítor de Oliveira

“Os afogados e os sobreviventes”: como escutar depois da tragédia, por Geraldo Adriano Emery Pereira

O papel institucional na formação de cidadãos emancipados, por Euder Daniane Canuto Monteiro

A escolha de Merleau-Ponty pela escrita moderna de Valéry no curso Recherches Sur L’Usage Littéraire du Langage, por Iracy Ferreira dos Santos Júnior

O ressoar da revelação no silêncio de Deus. Apontamentos para o painel no Simpósio Filosófico-Teológico, por Celso Murilo Sousa Reis

Sínodo para a Amazônia, apelo à conversão integral, por Geraldo Martins Dias

O silêncio da bondade e a fragilidade humana, por Edvaldo Antônio de Melo e Nillo da Silva Neto

Edição Completa