Revista InconΦidentia: Volume 7, número 14, julho a dezembro de 2023

Comemorando os 20 anos de sua criação, a Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM) tem a grata satisfação de apresentar o novo número da Revista de Filosofia Inconfidentia (v.7, n.14). Neste número nos alegramos também pelos 10 anos do pontificado de Francisco e os 40 anos de missão das Irmãs Apóstolas da Sagrada Família (Domus ASF) em terras brasileiras, instituição parceira de nossos eventos. Fazer memória dos 20 anos de criação da Faculdade Dom Luciano, juntamente com estas outras datas significativas, é motivo de honra para todos nós, uma oportunidade para reavivar a missão da Faculdade no espírito daquele que a criou, Dom Luciano Mendes: significa buscar, em meio às tensões do tempo presente, um modo de viver sinodal.

Dedicamos este volume de nossa revista à memória do querido Dom Geraldo Lyrio Rocha (1942-2023), que foi presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (2007-2011), Arcebispo Metropolitano de Mariana e Presidente da Fundação Marianense de Educação (FME). Por iniciativa dele, em 2017, a Faculdade Arquidiocesana de Mariana (FAM) mudou-se de nome, para homenagear o seu antecessor e criador da faculdade, Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida.

Prestamos também nossa homenagem ao Prof. Emérito da Faculdade Dom Luciano, Dr. Pe. Elias Bartolomeu Leoni (1952-2023). Na história da nossa faculdade, está a presença marcante, respeitosa e ao mesmo tempo alegre do professor dedicado e de uma sabedoria e conhecimento ímpar.

Homenageamos também dois grandes pensadores da filosofia que nos deixaram neste mês de novembro: Enrique Dussel (1934-2023), filósofo argentino e radicado no México, onde vivia desde 1975, que muito contribuiu com o pensamento latino latino-americano, em sua crítica ao eurocentrismo e seu esforço para a descolonização do pensamento nas periferias. Dussel foi uma das principais figuras da filosofia da libertação, da virada decolonial e da epistemologia do Sul. Também era historiador e crítico do pensamento ocidental, de seus conceitos, de sua interpretação da realidade, de seus fundamentos e de seus fins. Dussel afirmava que a dominação se origina no pensamento e propôs uma ruptura epistemológica, um distanciamento do colonialismo, do machismo, do racismo e da exclusão, e uma abordagem da alteridade com uma nova sensibilidade esvaziada de preconceitos. Para tal, sua proposta de criação de um sistema de pensamento livre de opressão exigia também filosofia com uma prática política[1].

O segundo pensador homenageado por nós neste volume é o professor italiano de História da filosofia Maurizio Migliori (1943-2023). Nas palavras de Emmanuel Lévinas, dedicamos a ele o nosso adieu, com a gratidão do pensar cordial: “Reconhecer o Outro significa doar. Mas significa doar ao mestre, ao senhor, a quem se aproxima como ‘você’ numa dimensão de majestade. Só na generosidade o mundo que possuo – um mundo oferecido ao gozo – pode ser descoberto de um ponto de vista independente da posição egoísta”. Assim se é oferto o professor Maurizio Migliori, ao qual a FDLM presta homenagem. O benemérito professor, além de influenciar a pesquisa de estudantes e professores da FDLM também participou em eventos online promovidos pela Faculdade. Suas publicações são e continuarão sendo fontes de inspiração, sobretudo na pesquisa em Platão e Aristóteles[2].

O presente volume contém seis artigos e perpassa temas diversos, desde as questões ligadas à psicanálise, temas de autores da história da Filosofia contemporânea, como Emmanuel Lévinas e John Rawls, bem como questões ligadas à bioética e textos dedicados a Dom Luciano que foram resultados da VI Semana Acadêmica Dom Luciano deste ano de 2023.

[1] Texto com base no artigo publicado no Jornal El País, México, 06 nov. 2023. Disponível em: <https://elpais.com/mexico/2023-11-06/muere-enrique-dussel-fundador-de-la-filosofia-de-la-liberacion-a-los-89-anos.html>. Acesso: 13 nov. 2023.

[2] Inspirador da visão “Multifocal Approch”, que para maior conhecimento indicamos a seguinte resenha: <https://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/download/17223/13415/>. Acesso em: 13 nov. 2023. Sobre a matéria, ver também: <https://faculdadedomluciano.com.br/noticia/morre-o-professor-italiano-de-historia-da-filosofia-maurizio-migliori/>.

Apresentação, pelos editores

O inconsciente desde a psicanálise, por Dilson Brito da Rocha

O conceito de morte cerebral e decisões de fim de vida, por Murilo Karasinski

O sentido do conceito religião na obra Totalidade e infinito de Emmanuel Levinas, por João Paulo Rodrigues Pereira