Com alegria apresentamos aos leitores da Revista de filosofia Inconfidentia, da Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM) de Mariana, Minas Gerais, os textos do presente número. São textos nos quais os autores nos trazem reflexões que perpassam as várias fases da história da Filosofia, sobretudo a passagem da Modernidade para a Contemporaneidade, com reflexões focadas nas análises fenomenológicas e na “desconstrução” derridadiana. Além da riqueza histórica, as temáticas fazem interfaces com várias áreas do saber, como a questão de “Deus”, envolvendo a liberdade humana e a tolerância religiosa, a questão da violência relacionada à mulher na sociedade atual, a questão da Democracia relacionada a Ética, à Estética e à Filosofia Política, colocando questões sobre como pensar e fundamentar a comunidade ética e a democracia hoje, salvaguardando os direitos humanos.

Agradecemos imensamente aos autores por compartilharem conosco suas pesquisas neste contexto difícil no qual a humanidade encontra-se ameaçada pela nova pandemia – COVID-19. Recordamos aqui o que afirma Boaventura de Sousa Santos, em seu livro A cruel pedagogia do vírus: “O futuro pode começar hoje”. Nesta estranha pedagogia, somos desafiados a pensar em possíveis alternativas que levem em consideração a sobrevivência da vida humana. Neste sentido, trata-se de um tempo propício para se pensar “em alternativas ao modo de viver, de produzir, de consumir e de conviver nestes primeiros anos do século XXI”. Com audácia e ousadia, deve-se considerar seriamente o convite à sobriedade, à disposição para servir e a cultivar espaço de solidariedade em nosso modo de ser e habitar o mundo. 

Com a riqueza de temas e de diversidade cultural dos autores que nos enviaram seus textos, não nos resta que desejar a todos uma profícua leitura e ao mesmo tempo augurar que a Revista de filosofia Inconfidentia continue sendo espaço de discussão para além dos próprios limites. Boa leitura do número 9 da Revista de filosofia Inconfidentia! Votos de um 2021 fecundo nas pesquisas!

Os Organizadores deste volume!

Cristiane Pieterzack

Edvaldo Antonio de Melo

Mauricio de Assis Reis


Apresentação dos artigos

Hildegarda de Bingen: una monja medieval para el hombre de hoy, por José De Jesús Quiroz e José Manuel Luna Conde

Apontamentos acerca do deísmo de John Toland, por Pedro Miguel Sousa Santos

Um olhar fenomenológico sobre a filosofia moderna, por Maria Luísa Ramalho Ferreira da Silva, João Paulo Martins e Dilson Brito da Rocha

A música convencional e a perda da experiência estético-negativa, por Thiago Gandra do Vale

Arte, imagem e desconstrução: Derrida e o problema da “restituição” da verdade em pintura, por Juliano Rabello

Heranças marxianas em um mundo neoliberal: uma leitura derridiana, por Fernando Brito Moreira

O retorno político do contador de história para a cidade, por Jocleilson Sebastião da Silva

A violência doméstica e suas formas, por Ângela Ferreira de Oliveira e Lúcio Álvaro Marques

A comunidade ética em Lima Vaz como alternativa política para a América Latina, por Possidônio Ferreida Barbosa Júnior

Edição Completata